segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

ENTÃO, É NATAL???

Então, é natal. Data de animação, de encontrar a família, de sorrir, de comer muito, de trocar presentes, enfim, data de celebrar.

Em meio a tantas celebrações venho convidar todos a fazermos uma reflexão. Pode até ser chato, mas eu não ligo mesmo.

Pretensiosamente, venho convidar a uma reflexão sobre o 'verdadeiro' sentido desta data... Natal, o que é o natal??? Quais sentimentos envolvem essa data tão festejada??? Tenho alguns palpites, vamos lá...

Primeiramente é importante lembrar que neste período era comemorado o Nascimento do Deus Sol, porém com o intuito de aumentar a quantidade de convertidos á nova religião Estatal, o cristianismo, esta data foi incorporada ao calendário romano no século IV como sendo a data do nascimento de Jesus Cristo. Portanto, o nascimento do Cristo passou a ser utilizado como forma de conversão cultural dos denominados pagãos.

Bom, podemos concluir a partir daí que o Natal, atualmente, é a data em que se comemora o nascimento de Jesus de Nazaré, o Cristo.

'Segundamente', não sei bem como surgiram as histórias do Papai Noel, das árvores de natal, guirlandas, enfeites e tudo mais. O que sei é que estas figuras hoje representam o natal e a total influência do capitalismo sobre a data. Vide Coca-Cola e várias outras empresas que se utilizam do 'espírito natalino' para aumentarem exponencialmente suas vendas e, consequentemente, seus lucros.

Daí podemos concluir que o natal, data determinada para a celebração do nascimento do Cristo, passou a ser mais uma data, bem como o dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, utilizada pelo sistema capitalista para aumentar exorbitantemente seus lucros.

A partir daqui convido-os, caros leitores, a reflexões sobre as seguintes perguntas: "O Cristo nasceu para que a cultura e a religião de outros povos fossem extintas??? Ou o Cristo nasceu para que a data do seu nascimento fosse utilizada como forma de aumento de lucros para grandes empresas???"

As minhas repostas para as duas é perguntas são: Não e Não. Tentarei explicar qual o sentido que esta data faz para mim.

Primeiro, Cristo não nasceu para acabar com culturas e religiões de vários outros povos. Muito pelo contrário, ele nasceu para ensinar sobre um amor que respeita as escolhas de cada indivíduo. Para nós, cristãos, isso deveria ser ponto pacífico.

Segundo, Cristo não nasceu para que o mundo passasse a consumir cada vez mais causando assim o enriquecimento cada vez maior de grandes empresas. É bom ganhar presentes e também presentear, mas dar ao natal este sentido é no mínimo tratar com insignificância tal data.

(A partir daqui começo a ser presunçoso a ponto de dizer que sei qual o sentido do natal, mas não serei arrogante ou prepotente de dizer que este é o único sentido para o natal. Estou aberto a ler/ouvir suas visões sobre o sentido que o natal tem, mas também estou disposto a ponderar tais visões.)

Natal, o nascimento de Jesus, é uma data que demonstra toda a grandeza proveniente da humildade de Deus. Jesus, o Nazareno, veio para nos mostrar o caminho para uma relação amorosa e divina com o nosso próximo.

Natal, o nascimento de Jesus, vem demonstrar que Deus abre mão de sua sobrenaturalidade para nos mostrar o caminho para a nossa humanidade, ou seja, Deus sai da sua inumanidade para nos convidar a sairmos da nossa desumanidade.

Natal, o nascimento de Jesus, vem nos mostrar que mesmo abrindo mão de sua inumanidade Deus se mostra mais humano. O Cristo vem para dizer que quanto mais humanos nos tornarmos mais divinos seremos.

Natal, o nascimento de Jesus, configura a união entre o céu e a terra, entre o divino e o terreno em um só corpo. É a união da onipotência divina com a vulnerabilidade humana.

Natal, o nascimento de Jesus, vem complementar o sentido da cruz. Verticalmente a relação humanidade-divindade; horizontalmente a relação humanidade-humanidade. A interseção entre os dois traços é o Natal, o ponto em que o divino e o humano, unidos pelo amor, se confundem em um só ser.

Por todo o exposto, faço o convite para ressignificarmos o sentido desta data tão linda. 

Bebam, comam, sorriam, chorem, troquem presentes, confraternizem, perdoem. Demonstrem toda a sua humanidade não só nesta data, mas por todas as suas vidas. Transformem cada dia em um dia natalino, pois foi essa a mensagem que aquele molequinho deitado em uma manjedoura, dentro de uma estribaria transferiu para nós. A mensagem de que quanto mais humanos mais divinos.



Por fim, desejo a todos afeto, carinho, amor, amizade, esperança e, acima de tudo, humanidade. São os meus votos de Feliz natal aos que me acompanharam, tanto nas redes sociais quanto pessoalmente. Desejo que o verdadeiro espírito natalino nasça em nossos corações, não só hoje, mas em todos os dias de nossas vidas.

Feliz natal... Que toda a humanidade do Deus que se fez homem permeie em nossos corações. Este é o sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário