sexta-feira, 4 de março de 2011

JESUS AMOR VIDA CRISTO

O que é a vida? O que é o amor? Quem é Jesus? Essas são perguntas que nos fazemos e muitas vezes ficamos sem resposta. Ao mesmo tempo em que são perguntas tão elementares ao ser humano elas se tornam muito complexas a ponto de muitas vezes chegarmos a esquecer de respondê-las e às vezes esquecemos até de pensá-las. Hoje eu trago a vocês uma reflexão sobre essas perguntas.

O que é a vida? Vou começar por aqui.
Há várias respostas quando se pergunta o que é vida? Se perguntássemos a um biólogo ele nos responderia, é um conjunto de atividades e funções orgânicas que distinguem o corpo vivo do morto; se perguntássemos a um filósofo ele responderia, a vida é nada e ao mesmo tempo é tudo. Se perguntássemos a um poeta(Gonzaguinha para ser mais exato) ele responderia da seguinte forma:

Eu fico

Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

Viver!

E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...

Ah meu Deus!

Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...

E a vida!

E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...

E a vida

Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...

Há quem fale

Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...

Há quem fale

Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...

Você diz que é luxo e prazer

Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...

Eu só sei que confio na moça

E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...

Sempre desejada

Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...

E a pergunta roda

E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...


Essas são só algumas definições do que é a vida, existem outras dezenas, centenas... Sei lá, milhares até...
Agora vamos deixar essa pergunta para depois. Afinal, não é isso que fazemos sempre que nos deparamos com algo difícil? Ah, deixemos para mais tarde...
Vamos pular para outra pergunta. O que é o amor?
É outra pergunta que é difícil de responder. E pra responder a esta pergunta nós temos que recorrer a outra pergunta. Eu devo estar confundindo com tantas perguntas, mas no final vai dar tudo certo.
O que nós fazemos por amor?
Eu tenho alguns exemplo de alguns atos que são feitos por amor:

- Minha avó há oito anos, eu acho, começou a sentir umas dores no peito e não falava nada. Meus pais resolveram levá-la ao médico e ele descobriu que ela já tinha sofrido, se não me engano, 5 infartos e se sofresse mais um provavelmente morreria. Os médicos se apressaram e fizeram uma ponte de safena nela.
- Uma tia minha em SP teve um câncer no fígado. Foi ao médico e foi muito bem tratada e, graças a Deus, curada.
- Outro exemplo que eu tenho de amor está dentro da minha casa... Sabe há quanto tempo meus pais estão casados? 23 anos.
- Sim, e eu estava ficando frustrado porque eu sempre achava provas de amor na medicina, nos relacionamentos parentais, até no mundo animal eu achei provas de amor, não sei se vocês viram um vídeo de um cachorro atropelado no meio da rua e o outro puxando ele pra fora... Sim, eu achava provas de amor em muitas relações e não achava no campo em que estou, o Direito. Mas ano passado ocorreu um fato aqui em BV que me chamou atenção...
Um promotor deu um parecer favorável à adoção de uma criança por um casal homossexual e o juiz aceitou esse parecer e liberou a adoção...

Mas alguém deve estar se perguntando onde está o amor nisso tudo?
Hã... Mas não é óbvio?
Minha avó e minha tia foram curadas por médicos que tem amor por sua profissão, eles se dedicam totalmente a salvar vidas.
Eu acho que se meu pai e minha mãe se odiassem eles não teriam dedicado mais da metade da vida um ao outro.
E o caso do juiz e do promotor também eu acho óbvio. Eles fizeram com que aquela criança recebesse amor para o resto da vida.

Agora eu pergunto? Sabe de onde vem todo esse amor?
Vem de Deus, de Jesus.
Arlindo Cruz fez uma música que se chama “O que é o amor?” a Maria Rita também gravou essa música. E nela tem um trecho que fala o seguinte:

“Quando a gente ama, brilha mais que o sol”

Agora eu vou falar igual ao Marcio Rosa: “Eu não sei se quando o poeta escreveu esta música ele tinha noção do teor teológico presente nela”.
Sabem por que quando a gente ama, brilha mais que o sol? Porque quando amamos nós estamos imitando Jesus. E ele é a Luz do Mundo, então quando amamos nos transformamos em Luz do Mundo assim como Cristo Jesus.
E como eu já disse todo esse amor vem de Deus, de Jesus como está escrito em João:

1João 4.7,8 – Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus amor.

É a partir daqui que começam a surgir as respostas às minhas perguntas.
Primeira pergunta respondida, em parte, quem é Jesus? Jesus é amor. Jesus é o amor de Deus que foi derramando por nós.

João 8.38-39 – Pois estou convencido de que nem a morte nem vida, nem anjos nem demônios nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura ou profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Eu não sei se vocês notaram, mas nos exemplos que eu citei sempre aparece uma palavra que, para mim, é a principal. Alguém sabe dizer qual é?

VIDA. A palavra é vida.
Essa palavra é a principal, porque com os exemplos nós podemos notar que o amor promove VIDA.

Minha avó e minha tia foram curadas por médicos que tem amor por sua profissão, que se dedicam totalmente a salvar VIDAS.


Eu acho que se meu pai e minha mãe se odiassem eles não teriam dedicado mais da metade da VIDA um ao outro.


E o caso do juiz e do promotor também eu acho óbvio. Eles fizeram com que aquela criança recebesse amor por toda a VIDA.

Com isso nós podemos responder novamente a mesma pergunta. Quem é Jesus? Mas com uma resposta diferente. Jesus é VIDA.


Eu fui procurar na Bíblia e muitas vezes isso é citado:

Deuteronômios 30.20 – “[...] Pois o Senhor é a sua vida [...]”
Salmos 36.9 – Pois em ti está a fonte da vida; [...]
Provérbios 8.35 – Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida [...]
João 10.10 – O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir, eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.
João 11. 25 – [...] “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá”
João 14.6 – “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”
João 5.21, 24-26 – 21 Pois, da mesma forma que o pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer [...]
­­­24 Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida
25 Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.
26 Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

Aqui nós podemos perceber que Jesus é VIDA. Jesus é a videira verdadeira. Jesus é a fonte de água viva. Jesus, diferente de nós, tem vida em si mesmo.
Agora nós temos duas respostas pra mesma pergunta: Quem é Jesus? Jesus é AMOR e Jesus é VIDA.

Utilizando um simples silogismo podemos concluir o seguinte:
Se Jesus é amor e Jesus é vida.
Então, AMOR É VIDA. AMAR É VIVER, VIVER É AMAR.

Assim, dá pra perceber que esses três termos, Amor, Vida e Jesus, dificilmente serão compreendidos separadamente, pois, são três termos que designam a mesma coisa. AMOR=VIDA=JESUS


Jesus falou em João 15.9 “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.”
Eu vi esse trecho de João na pregação do Marcio domingo passado e me perguntei: “Permaneçam no meu amor, mas por quê? Pra que?”
Para alguns pode parecer óbvio, mas para mim ainda não era. Mas agora já está bem claro para mim.
Devemos permanecer no amor de Cristo para continuar vivendo. Porque, como eu já falei, AMOR É VIDA.
.
E isso está escrito em 1 João 3.14 Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

Eu tenho outro trecho da música “O que é o amor?” do Arlindo Cruz para mostrar.

Se perguntar o que é o amor pra mim 

Não sei responder

Não sei explicar
Mas sei que o amor nasceu dentro de mim
ME FEZ RENASCER
ME FEZ DESPERTAR


Aí está totalmente explícito. O Amor (Jesus) nos faz renascer, nos dá uma nova vida.
Com o amor nós passamos a ver a vida com outros olhos.
O AMOR transforma a nossa VIDA.



Para finalizar eu quero desafiar vocês. Só vocês não, seria muita pretensão minha querer desafiar somente vocês. Esse é um desafio para todos nós.
Que tal a partir de hoje viver por meio do amor. Vamos transformar nossa vida em amor. Porque, como eu disse AMOR=VIDA=JESUS. E acima de tudo essa é a grande proposta do cristianismo, todo Cristão deve ter uma vida igual a de Cristo. É difícil, mas é fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário